Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Lançado no Recife o texto-base do CEN 2020

O material servirá como base para o aprofundamento teológico sobre o Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em novembro de 2020 no Recife.

Sábado, 2 de novembro de 2019, às 20h00 | Por Paulo Brito

Na tarde da última sexta-feira (1), a Arquidiocese de Olinda e Recife lançou o Texto-Base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020). O Evento aconteceu no auditório do Bloco G da Unicap, no bairro da Soledade, área central do Recife. Bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas consagradas, novas comunidades e leigos estiveram presentes no lançamento. O texto-base é uma publicação de 7 capítulos e 143 páginas, coeditada pelas livrarias Paulus e Paulinas, e vai servir de subsídio para quem deseja refletir e conhecer o congresso que vai acontecer em novembro de 2020, na capital pernambucana.

Ao lado do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, compuseram a mesa de abertura o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens; dom Genival Saraiva de França, coordenador da Comissão Teológica Pastoral; dom Paulo Jackson, presidente do Regional NE2 da CNBB; diácono Sérgio Douets, integrante da comissão Teológica Pastoral e o secretário geral do Congresso, monsenhor José Albérico Bezerra.

Em sua fala, dom Fernando afirmou que o texto-base vai ajudar e motivar as paróquias do arcebispado à reflexão e aprofundamento para melhor conhecer e celebrar o Congresso Eucarístico. “Neste sentido, o texto-base traz contibuições de vários bispos do Regional (NE 2), desde textos e revisões até observações, constituindo-se uma produção coletiva para o engrandecimento do Congresso”, disse o arcebispo.

Em entrevista concedida a Ivanildo Silva, apresentador e diretor da Rádio Olinda, dom Jackson revelou que além do texto-base lançado neste primeiro momento, haverá também uma cartilha popular sobre o mesmo conteúdo para atingir públicos mais específicos. “Os dois materiais, de modo diverso, atingirão públicos muito específicos. O texto-base (do Congresso Eucarístico) serve mais para padres, religiosas e agentes de pastoral. É um modo de aprofundar-se no tema ‘Pão em todas as mesas’, estudar os textos bíblicos do novo e antigo testamentos e sobretudo navegar por uma reflexão teológica mais profunda. Enquanto que a cartilha popular é um material que reúne conteúdo para sete encontros e servirá sobretudo para comunidades eclesiais, grupos de base, condomínios e vários setores populares, que através da oração, no encontro, na reflexão da Palavra de Deus, irão se inserir na dinâmica do Congresso Eucarístico Nacional”, afirmou o religioso.

Já dom Genival, que também falou ao microfone da Rádio Olinda, referiu-se a o texto-base como “uma matéria prima a ser lida por todos”. “Não se trata de uma tese doutoral, nem uma dissertação de mestrado. É um texto que vai nos ajudar a compreender o Congresso Eucarístico Nacional que já está em ato”, disse.

O texto-base está sendo vendido nas livrarias Paulinas, Paulus e Vozes, apenas no Recife, no valor de R$ 12,50. No próximo dia 12, o material será lançado nacionalmente nas nestas mesmas livrarias de todo o país.

Sobre o CEN 2020

A Arquidiocese de Olinda e Recife sediará, em 2020, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020) entre os dias 12 e 15 de novembro, na cidade do Recife (PE). Os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital pernambucana, também sediarão alguns eventos do Congresso. O CEN 2020 traz como tema: Pão em todas as mesas, e o lema: “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

A realização do 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional NE2 da CNBB. O anúncio da escolha da Igreja Participar de Olinda e Recife como sede foi realizado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em 2017.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais acontecem em todo o mundo, e aqui no Brasil é realizado normalmente a cada quatro anos. O encontro visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Com informações da Asscom do CEN 2020.

Fotos: Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife.

Deixe seu comentário: